Dermatite Numular

O que é?

É uma vermelhidão na pele que forma lesões redondas que descamam. É mais comum na perna, mas pode surgir em outras áreas e coçam muito, às vezes, atrapalhando o sono. Por vezes, surgem várias “casquinhas” por cima. A pele costuma estar toda seca.

O que causa a Dermatite Numular?

A causa ainda não é clara, mas em algumas pessoas ocorre por alergia a metais como níquel ou mercúrio, formol ou alguns medicamentos. Quando acontece nestes casos, a pessoa só melhora se ficar longe daquilo que tem alergia.

É necessário fazer algum exame?

Não. O dermatologista consegue te diagnosticar apenas olhando a sua pele. Pode ser que ele peça um teste de contato ou faça uma biópsia se o seu caso indicar esta necessidade.

Existe alguma complicação?

A lesão pode estar infectada e precisar de antibiótico. O seu médico será capaz de dizer se você precisará de antibiótico ao olhar a sua lesão.

Como o dermatologista trata a Dermatite Numular?

Utilize os cremes e comprimidos que o seu dermatologista indicar. Normalmente ele utiliza cremes de corticoides, e comprimidos de antibióticos e anti-histamínicos que ajudam a não coçar. Você ainda pode precisar de fototerapia, curativos ou comprimidos de corticoides.

Eu vou melhorar?

Com o tratamento adequado a dermatite numular pode desaparecer. Em alguns lugares isto pode demorar algum tempo, às vezes, precisam de tratamento por anos, e podem voltar a aparecer.

O que eu posso fazer para ajudar na minha melhora?

 

  • Hidrate sua pele com hidratantes pelo menos 1x ao dia, melhor ainda se for depois do banho. O dermatologista pode indicar hidratantes bons para você.
  • Evite atividades que machucam a sua pele, que a ressecam, esquentam ou irritam. Evite banhos muito longos.
  • Fique longe do sabonete. Use apenas na axila e virilha.
  • Use umidificador de ar para evitar o ressecamento.

 

Use roupas frescas e largas.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on print
Share on email